Trata-se de um artigo de revisão que tem como objetivo discutir as abordagens mais recentes para a terapia tópica da psoríase utilizando nanopartículas, em estudos in vitro e in vivo.
O artigo destaca os desafios da administração tópica de medicamentos, principalmente relacionados à permeabilidade dos agentes terapêuticos.
As terapias tópicas são amplamente utilizadas no tratamento da psoríase devido à sua baixa toxicidade e à melhor adesão dos pacientes. Como essas terapias visam minimizar os sintomas da doença, reduzindo inflamação e desacelerando o crescimento excessivo das células da pele, o artigo explora o uso de nanopartículas como veículos carreadores de ingredientes ativos com efeitos anti-inflamatórios, imunossupressores ou outros compostos terapêuticos. Esta tecnologia, aumenta a relação superfície-volume, potencializando a permeabilidade e promovendo maior penetração dos compostos na pele.
Baseada nos diferentes tipos e tecnologias de nanopartículas, a revisão investiga estudos pioneiros na nanoencapsulação de diversos agentes, tendo destaque, os seguintes tipos:
O artigo também apresenta outras formas de nanocarreadores, servindo como uma fonte para quem deseja entender como a formulação e a alteração da permeabilidade podem influenciar a eficácia de compostos em doenças de pele, como a psoríase.
Vale lembrar que esses são estudos iniciais, focados em permeabilidade, ação e toxicidade em diferentes camadas da pele. Ainda assim, os resultados apontam efeitos promissores das nanopartículas no tratamento tópico da psoríase.
Confira o artigo na íntegra:
Bodnár, K.; Fehér, P.; Ujhelyi, Z.; Bácskay, I.; Józsa, L. Recent Approaches for the Topical Treatment of Psoriasis Using Nanoparticles. Pharmaceutics, 16, 449, 2024.https://doi.org/10.3390/pharmaceutics16040449
Enfermeira
Mestre em Ciências Fisiológicas com enfoque na Fisiologia da Pele
Redatora Científica do CQC