Trata-se de um ensaio clínico prospectivo e randomizado, realizado com 36 pacientes durante 4 semanas. Para controlar as diferenças individuais, foram selecionadas lesões simétricas em ambos os lados do corpo dos participantes.
Como critérios de inclusão, foram considerados pacientes entre 18 e 65 anos, com diagnóstico de psoríase em placas leve a moderada, conforme o Índice de Área e Gravidade da Psoríase (PASI).
Foram critérios de exclusão a presença de doenças pré-existentes (como doenças cardiovasculares, neurológicas, hepáticas, renais etc.) e mulheres em período gestacional ou de lactação.
Durante o experimento, 6 participantes não completaram as 4 semanas de tratamento, totalizando uma amostra final de 30 participantes.
O estudo demonstra o potencial do material nanofibroso utilizando Indigo Naturalis em aliviar os sintomas da psoríase vulgar ao longo de quatro semanas.
Em comparação com o grupo controle, os resultados mostraram melhora na eficácia terapêutica, além de vantagens adicionais em termos de conforto e tolerabilidade relatadas pelos participantes.
Do ponto de vista terapêutico, observaram-se efeitos anti-inflamatórios, antiproliferativos e imunomodulatórios, possivelmente atribuídos às propriedades bioativas do Indigo Naturalis.
Embora os resultados não tenham apresentado diferença estatisticamente significativa em relação ao grupo controle, houve relatos de melhor experiência do paciente e menor incidência de irritação cutânea.
O artigo reconhece que, apesar de promissores, os resultados exigem interpretação cautelosa, devido ao tamanho amostral reduzido e ao curto período de acompanhamento.
Estudos futuros com amostras maiores, períodos de observação prolongados e testes adicionais de permeabilidade cutânea são necessários para confirmar esses achados preliminares e avaliar a segurança e a durabilidade dos efeitos terapêuticos a longo prazo.
Trata-se de um estudo clínico prospectivo inicial, que destaca o potencial terapêutico do Indigo Naturalis, bem como as vantagens da integração de ativos fitoterápicos com a nanotecnologia moderna, abrindo novas perspectivas para o tratamento tópico da psoríase.
Confira o artigo na íntegra:
Zhao Y, Li J, Zhang N, Liu M, Wang P, Li N, Xu R and Song P. Efficacy of indigo naturalis nanofibrous patches in the treatment of chronic plaque psoriasis: a 4-week prospective, randomized, semi-compartmental paired, positive drug-controlled trial. Front. Pharmacol. 16:1595019, 2025. doi: 10.3389/fphar.2025.1595019
Enfermeira
Mestre em Ciências Fisiológicas com enfoque na Fisiologia da Pele
Redatora Científica do CQC