Ciência

Psoríase: Adesivos nanofibrosos associados à fitoterapia

Artigo para discussão: Eficácia dos adesivos nanofibrosos de Indigo Naturalis no tratamento da psoríase em placas crônicas: um ensaio clínico prospectivo, randomizado, semi-compartimental, pareado e controlado por fármaco ativo por 4 semanas.

05 October 2025
Bruna
Leitura de
até 2 minutos

Metodologia

Trata-se de um ensaio clínico prospectivo e randomizado, realizado com 36 pacientes durante 4 semanas. Para controlar as diferenças individuais, foram selecionadas lesões simétricas em ambos os lados do corpo dos participantes.

Como critérios de inclusão, foram considerados pacientes entre 18 e 65 anos, com diagnóstico de psoríase em placas leve a moderada, conforme o Índice de Área e Gravidade da Psoríase (PASI).

Foram critérios de exclusão a presença de doenças pré-existentes (como doenças cardiovasculares, neurológicas, hepáticas, renais etc.) e mulheres em período gestacional ou de lactação.

Durante o experimento, 6 participantes não completaram as 4 semanas de tratamento, totalizando uma amostra final de 30 participantes. 

Principais pontos abordados

O estudo demonstra o potencial do material nanofibroso utilizando Indigo Naturalis em aliviar os sintomas da psoríase vulgar ao longo de quatro semanas.

Em comparação com o grupo controle, os resultados mostraram melhora na eficácia terapêutica, além de vantagens adicionais em termos de conforto e tolerabilidade relatadas pelos participantes.

Do ponto de vista terapêutico, observaram-se efeitos anti-inflamatórios, antiproliferativos e imunomodulatórios, possivelmente atribuídos às propriedades bioativas do Indigo Naturalis.

Embora os resultados não tenham apresentado diferença estatisticamente significativa em relação ao grupo controle, houve relatos de melhor experiência do paciente e menor incidência de irritação cutânea.

O artigo reconhece que, apesar de promissores, os resultados exigem interpretação cautelosa, devido ao tamanho amostral reduzido e ao curto período de acompanhamento.

Estudos futuros com amostras maiores, períodos de observação prolongados e testes adicionais de permeabilidade cutânea são necessários para confirmar esses achados preliminares e avaliar a segurança e a durabilidade dos efeitos terapêuticos a longo prazo.

Trata-se de um estudo clínico prospectivo inicial, que destaca o potencial terapêutico do Indigo Naturalis, bem como as vantagens da integração de ativos fitoterápicos com a nanotecnologia moderna, abrindo novas perspectivas para o tratamento tópico da psoríase.

Confira o artigo na íntegra:

Zhao Y, Li J, Zhang N, Liu M, Wang P, Li N, Xu R and Song P. Efficacy of indigo naturalis nanofibrous patches in the treatment of chronic plaque psoriasis: a 4-week prospective, randomized, semi-compartmental paired, positive drug-controlled trial. Front. Pharmacol. 16:1595019, 2025. doi: 10.3389/fphar.2025.1595019

Bruna

Enfermeira
Mestre em Ciências Fisiológicas com enfoque na Fisiologia da Pele
Redatora Científica do CQC

Produtos selecionados da Missner

Futuro do tratamento de feridas com nossa IA

Histórias que nos conectam

Faça parte do futuro das Conexões Que Curam

Sociedades que se conectam

FAÇA PARTE DO FUTURO

Cadastre-se no Conexões que Curam

Um portal criado para enfermeiros, dermatologistas e outros profissionais que lidam diariamente com a saúde da pele.

Obrigado, seu cadastro foi realizado com sucesso, aguarde por novidades!
⚠️ Corrija as informações incorretas e tente se cadastrar novamente.

artigos

pele
tecnologia
ciência

bibliotecas

revistas
estudo de casos
revisões

área profissional

cadastre-se
Conexões Que Curam
Criado por Missner & Missner LTDA CNPJ 03.225.411/0001-73