A pioderma gangrenoso é uma dermatose neutrofílica rara de pele caracterizada por úlceras dolorosas e profundas que têm bordas irregulares e uma tendência a se expandir rapidamente.
Embora a causa exata ainda não seja completamente compreendida, acredita-se que esteja relacionada a uma resposta imunológica inadequada dos neutrófilos (células do sistema imune), podendo estar associada a outras doenças inflamatórias ou autoimunes.
A principal característica do pioderma gangrenoso são as úlceras grandes e dolorosas. Elas normalmente começam como pequenas pápulas ou nódulos vermelhos que se abrem e formam feridas profundas.
Estas lesões têm características bem específicas, sendo elas:
Bordas irregulares;
Expansão rápida;
Dor local intensa;
Inflamação ao redor, podendo ter uma coloração avermelhada ou púrpura;
Aspecto gangrenoso, devido à necrose úmida, característica deste tipo de lesão.
O tratamento do pioderma gangrenoso geralmente envolve o uso de medicamentos para controlar a inflamação e a resposta imunológica.
Os tratamentos podem incluir:
Corticosteróides;
Imunossupressores;
Antibióticos;
Tratamento local da ferida com coberturas especiais. Curativos como o Generacell e as Linhas MTEC, Dermaprotect podem ser utilizados para o manejo das lesões.
É fundamental que o tratamento seja supervisionado por um médico, especialmente um dermatologista ou especialista em doenças autoimunes, além de uma equipe de enfermagem capacitada para manuseio das lesões já que o pioderma gangrenoso pode ser uma condição crônica e recorrente. O manejo adequado pode melhorar o prognóstico e reduzir as complicações associadas à doença, como agravo das lesões, infecções e sepse.
Fontes de apoio:
- Tan, Marcus G, and Stanislav N Tolkachjov. “Treatment of Pyoderma Gangrenosum.” Dermatologic clinics vol. 42,2 (2024): 183-192. doi:10.1016/j.det.2023.12.002
- Suárez-Pérez, J A et al. “Pioderma gangrenoso: Presentación de 15 casos y revisión de la literatura” [Pyoderma gangrenosum: a report of 15 cases and review of the literature]. Actas dermo-sifiliograficas vol. 103,2 (2012): 120-6. doi:10.1016/j.ad.2011.04.010
Imagens disponíveis em:
- Vieira, L F D F, et al. "Pioderma gangrenoso: atualização e orientação". Rev. Bras. Cir. Plást. v.37 (4) • Oct-Dec 2022. https://doi.org/10.5935/2177-1235.2022RBCP.671-pt
Enfermeira
Mestre em Ciências Fisiológicas com enfoque na Fisiologia da Pele
Redatora Científica do CQC