Pele

Pioderma gangrenoso

O pioderma gangrenoso caracteriza-se por lesões eritematosas únicas ou múltiplas, que podem evoluir rapidamente para ulcerações necróticas.

18 September 2025
Bruna
Leitura de
até 2 minutos

Descrição da Dermatose

A pioderma gangrenoso é uma dermatose neutrofílica rara de pele caracterizada por úlceras dolorosas e profundas que têm bordas irregulares e uma tendência a se expandir rapidamente. 

Causas

Embora a causa exata ainda não seja completamente compreendida, acredita-se que esteja relacionada a uma resposta imunológica inadequada dos neutrófilos (células do sistema imune), podendo estar associada a outras doenças inflamatórias ou autoimunes.

Sinais e Sintomas

A principal característica do pioderma gangrenoso são as úlceras grandes e dolorosas. Elas normalmente começam como pequenas pápulas ou nódulos vermelhos que se abrem e formam feridas profundas. 

Estas lesões têm características bem específicas, sendo elas:

Bordas irregulares;

Expansão rápida;

Dor local intensa;

Inflamação ao redor, podendo ter uma coloração avermelhada ou púrpura;

Aspecto gangrenoso, devido à necrose úmida, característica deste tipo de lesão.

Tratamento

O tratamento do pioderma gangrenoso geralmente envolve o uso de medicamentos para controlar a inflamação e a resposta imunológica. 

Os tratamentos podem incluir:

Corticosteróides;

Imunossupressores;

Antibióticos;

Tratamento local da ferida com coberturas especiais. Curativos como o Generacell e as Linhas MTEC, Dermaprotect podem ser utilizados para o manejo das lesões.

É fundamental que o tratamento seja supervisionado por um médico, especialmente um dermatologista ou especialista em doenças autoimunes, além de uma equipe de enfermagem capacitada para manuseio das lesões já que o pioderma gangrenoso pode ser uma condição crônica e recorrente. O manejo adequado pode melhorar o prognóstico e reduzir as complicações associadas à doença, como agravo das lesões, infecções e sepse. 

Fontes de apoio:

- Tan, Marcus G, and Stanislav N Tolkachjov. “Treatment of Pyoderma Gangrenosum.” Dermatologic clinics vol. 42,2 (2024): 183-192. doi:10.1016/j.det.2023.12.002

- Suárez-Pérez, J A et al. “Pioderma gangrenoso: Presentación de 15 casos y revisión de la literatura” [Pyoderma gangrenosum: a report of 15 cases and review of the literature]. Actas dermo-sifiliograficas vol. 103,2 (2012): 120-6. doi:10.1016/j.ad.2011.04.010

Imagens disponíveis em:

- Vieira, L F D F,  et al. "Pioderma gangrenoso: atualização e orientação". Rev. Bras. Cir. Plást. v.37 (4) • Oct-Dec 2022. https://doi.org/10.5935/2177-1235.2022RBCP.671-pt

Bruna

Enfermeira
Mestre em Ciências Fisiológicas com enfoque na Fisiologia da Pele
Redatora Científica do CQC

Produtos selecionados da Missner

Futuro do tratamento de feridas com nossa IA

Histórias que nos conectam

Faça parte do futuro das Conexões Que Curam

Sociedades que se conectam

artigos

pele
tecnologia
ciência

bibliotecas

revistas
estudo de casos
revisões

área profissional

entre para lista de espera
Conexões Que Curam
Criado por Missner & Missner LTDA CNPJ 03.225.411/0001-73