Pele

Melanoma

O melanoma cutâneo é um câncer de pele que ocorre quando os melanócitos, que são células que contém o pigmento melanina, sofrem uma cascata progressiva de mutações genéticas. Em fases iniciais, a transformação ainda pode ser interrompida por mecanismos de senescência celular.

04 December 2025
Bruna
Leitura de
até 2 minutos

Definição da Lesão:

A transformação maligna dos melanócitos resulta do acúmulo progressivo de mutações genéticas, e principalmente na ativação de uma via de proliferação celular associada à sinalização oncogênica. 

Os diferentes subtipos de melanoma são distinguidos pela histologia e pelas características morfológicas da fase de crescimento. Classicamente, Clark dividiu o melanoma em quatro subtipos principais: Melanoma extensivo superficial (70%), melanoma nodular (15%), melanoma lentiginoso maligno (10%) e melanoma lentiginoso acral (2%).

Sinais e Sintomas

Surge como uma lesão pigmentada, com crescimento acelerado, assimétrica, com bordas irregulares e variação na coloração (não homogênea). 

Tratamento

Pode haver a necessidade de biópsia local para diagnóstico mais preciso e a excisão da lesão. Desta forma, ao identificar alterações visíveis ou novas lesões que não seguem um padrão de simetria e coloração, um dermatologista deve sempre ser consultado para a avaliação dermatoscópica.

Fontes de apoio:

Caraviello, C.; Nazzaro, G.; Tavoletti, G.; Boggio, F.; Denaro, N.; Murgia, G.; Passoni, E.; Benzecry Mancin, V.; Marzano, A.V. Melanoma Skin Cancer: A Comprehensive Review of Current Knowledge. Cancers. 17, 2920, 2025. https://doi.org/10.3390/cancers17172920

Mologousis MA, Tsai SY-C, Tissera KA, Levin YS, Hawryluk EB. Updates in the Management of Congenital Melanocytic Nevi. Children. 2024; 11(1):62. https://doi.org/10.3390/children11010062

Bruna

Enfermeira
Mestre em Ciências Fisiológicas com enfoque na Fisiologia da Pele
Redatora Científica do CQC

Produtos selecionados da Missner

Futuro do tratamento de feridas com nossa IA

Histórias que nos conectam

Faça parte do futuro das Conexões Que Curam

Sociedades que se conectam

FAÇA PARTE DO FUTURO

Cadastre-se no Conexões que Curam

Um portal criado para enfermeiros, dermatologistas e outros profissionais que lidam diariamente com a saúde da pele.

Obrigado, seu cadastro foi realizado com sucesso, aguarde por novidades!
⚠️ Corrija as informações incorretas e tente se cadastrar novamente.

artigos

pele
tecnologia
ciência

bibliotecas

revistas
estudo de casos
revisões

área profissional

cadastre-se
Conexões Que Curam
Criado por Missner & Missner LTDA CNPJ 03.225.411/0001-73