São lesões causadas por insuficiência venosa crônica, ou seja, uma dificuldade no retorno do sangue dos membros para o coração.
O aparecimento de lesões com margens irregulares, fundo úmido com exsudato, tecido de granulação, presença de edema, varizes e alterações da pele como hiperpigmentação pós inflamatória. Normalmente associada à dor moderada no membro e edema.
Doenças cardiovasculares, alterações dos níveis dos fatores de coagulação, histórico de trombose venosa.
As úlceras venosas são comuns na idade adulta/idosa e em condições como hipertensão arterial e obesidade é frequente. Em um estudo, 70,9% dos pacientes com úlceras apresentavam hipertensão, e 29,1% eram obesos. A recidiva das úlceras é uma preocupação, com taxas que podem chegar a 78% após dois anos.
O tratamento se dá pela avaliação das principais características da lesão, para manejo na quantidade de exsudato, associado à terapia compressiva (meias elásticas, bandagens), cuidados locais com a ferida e controle da insuficiência venosa.
Cuidados diários devem ser adotados no manejo das lesões, podendo-se utilizar curativos especiais como das Linhas MTEC e Dermaprotect.
Úlceras venosas normalmente persistem a longo prazo e exigem acompanhamento médico contínuo, com o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, visando minimizar riscos e promover a qualidade de vida.
Fontes de apoio:
Características sociodemográficas e clínicas de clientes com úlcera venosa de perna / Características sociodemográficos y clínicas de clientes con úlcera venosa de pierna / Sociodemografic and clinical characteristics of customers with venous leg ulcer Silva, Francisca Alexandra Araújo da; Moreira, Thereza Maria Magalhães. Rev. enferm. UERJ ; 19(3): 468-472, jul.-set. 2011.
Abordagem de pacientes com úlcera da perna de etiologia venosa Educação Médica Continuada - EMC An. Bras. Dermatol. 81 (6), 2006. https://doi.org/10.1590/S0365-05962006000600002
Imagens disponíveis em:
https://varicesenmurcia.es/ulcera-varicosa/
Enfermeira
Mestre em Ciências Fisiológicas com enfoque na Fisiologia da Pele
Redatora Científica do CQC