Pele

Lesões vasculogênicas - Úlcera Venosa

As úlceras vasculogênicas de origem venosa, são feridas crônicas da pele causadas por problemas de origem vascular e que tem como consequência, alterações na circulação sanguínea, principalmente no retorno venoso da periferia.

05 October 2025
Bruna
Leitura de
até 2 minutos

Definição da Lesão:

São lesões causadas por insuficiência venosa crônica, ou seja, uma dificuldade no retorno do sangue dos membros para o coração.

Sinais e Sintomas:

O aparecimento de lesões com margens irregulares, fundo úmido com exsudato, tecido de granulação, presença de edema, varizes e alterações da pele como hiperpigmentação pós inflamatória. Normalmente associada à dor moderada no membro e edema.

Fatores de risco:

Doenças cardiovasculares, alterações dos níveis dos fatores de coagulação, histórico de trombose venosa.

Epidemiologia:

As úlceras venosas são comuns na idade adulta/idosa e em condições como hipertensão arterial e obesidade é frequente. Em um estudo, 70,9% dos pacientes com úlceras apresentavam hipertensão, e 29,1% eram obesos. ​A recidiva das úlceras é uma preocupação, com taxas que podem chegar a 78% após dois anos.

Tratamento:

O tratamento se dá pela avaliação das principais características da lesão, para manejo na quantidade de exsudato, associado à terapia compressiva (meias elásticas, bandagens), cuidados locais com a ferida e controle da insuficiência venosa.

Cuidados diários devem ser adotados no manejo das lesões, podendo-se utilizar curativos especiais como das Linhas MTEC e Dermaprotect.

Úlceras venosas normalmente persistem a longo prazo e exigem acompanhamento médico contínuo, com o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, visando minimizar riscos e promover a qualidade de vida.

Fontes de apoio:

Características sociodemográficas e clínicas de clientes com úlcera venosa de perna / Características sociodemográficos y clínicas de clientes con úlcera venosa de pierna / Sociodemografic and clinical characteristics of customers with venous leg ulcer Silva, Francisca Alexandra Araújo da; Moreira, Thereza Maria Magalhães. Rev. enferm. UERJ ; 19(3): 468-472, jul.-set. 2011.

Abordagem de pacientes com úlcera da perna de etiologia venosa Educação Médica Continuada - EMC An. Bras. Dermatol. 81 (6), 2006. https://doi.org/10.1590/S0365-05962006000600002

Imagens disponíveis em:

https://varicesenmurcia.es/ulcera-varicosa/

Bruna

Enfermeira
Mestre em Ciências Fisiológicas com enfoque na Fisiologia da Pele
Redatora Científica do CQC

Produtos selecionados da Missner

Futuro do tratamento de feridas com nossa IA

Histórias que nos conectam

Faça parte do futuro das Conexões Que Curam

Sociedades que se conectam

artigos

pele
tecnologia
ciência

bibliotecas

revistas
estudo de casos
revisões

área profissional

entre para lista de espera
Conexões Que Curam
Criado por Missner & Missner LTDA CNPJ 03.225.411/0001-73