As úlceras mistas são a combinação de insuficiência venosa e arterial, podendo variar o seu local e aparência.
As características variam de acordo com a gravidade da insuficiência venosa e do fluxo sanguíneo para irrigar a lesão, podendo alterar a sua aparência, transitando entre as características de arteriais e venosas.
Os fatores de risco estão relacionados aos mesmos das úlceras venosas e arteriais, como: alterações dos níveis dos fatores de coagulação, histórico de trombose venosa, tabagismo, diabetes mellitus, hipertensão arterial e dislipidemia.
Abordagem combinada e cautelosa, de acordo com a necessidade e a prevalência das características arteriais ou venosas. Com uma avaliação vascular detalhada, deve-se fazer o manejo do exsudato com coberturas e avaliar a necessidade de iniciar a terapia compressiva.
Cuidados diários devem ser adotados no manejo das lesões, podendo-se utilizar curativos especiais como das Linhas MTEC e Dermaprotect.
Úlceras mistas normalmente persistem a longo prazo e exigem acompanhamento médico contínuo, com o envolvimento de uma equipe multidisciplinar, visando minimizar riscos e promover a qualidade de vida.
Enfermeira
Mestre em Ciências Fisiológicas com enfoque na Fisiologia da Pele
Redatora Científica do CQC