Estas lesões são causadas por traumas mecânicos nos tecidos, seja por força de tração, tensão, esmagamento ou impacto direto de objetos sobre a pele.
A ferida se apresenta com bordas de forma irregular e sua extensão varia conforme o trauma, podendo ser leve ou profunda. Os tecidos afetados também variam de acordo com a origem e com a profundidade.
São resultados de traumas diretos, podendo acontecer em acidentes domésticos com objetos pesados, mordida de animais, acidentes automobilísticos, maquinários ou quedas.
A depender da sua profundidade e extensão, podem cicatrizar de forma espontânea ou necessitar de auxílio de profissionais capacitados e de uma equipe multidisciplinar.
Em caso de contaminação do local durante o trauma (ex: mordida de animais e acidentes envolvendo a contaminação da lesão com resíduos) o local deve ser limpo utilizando soluções específicas que auxiliam na limpeza profunda, a fim de evitar infecções.


Fontes de apoio:
Olutoye OO, Eriksson E, Menchaca AD, et al. Management of Acute Wounds. Expert Panel Consensus Statement. Adv Wound Care (New Rochelle). 2024;13(11):553-583. doi:10.1089/wound.2023.0059.

Enfermeira
Mestre em Ciências Fisiológicas com enfoque na Fisiologia da Pele
Redatora Científica do CQC