Definição da dermatose:
A dermatite associada à incontinência (DAI) é causada pelo contato direto da região perineal com a urina e/ou com as fezes. Essa exposição gera uma super-hidratação que, associada à ação da enzima urease, eleva o pH da superfície, reduzindo a barreira de permeabilidade e fragilizando o estrato córneo. A amônia, sendo o produto final da ação da urease, também instiga a liberação de citocinas inflamatórias na derme e na epiderme.
Pode ser classificada em aguda ou crônica, de acordo com a exposição.
Sinais e sintomas
A DAI aguda é caracterizada por maceramento, eritema, edema, dor e prurido. Podem surgir vesículas e bolhas, levando a erosões dolorosas, irregulares e, às vezes, extensas.
A DAI crônica é caracterizada por espessamento da pele, descamação, hiperpigmentação pós-inflamatória e liquenificação, que é a acentuação dos sulcos e marcas da pele.
Infecções secundárias são frequentes (comumente por Candida albicans), e são clinicamente indicadas por descamação esbranquiçada, exsudato purulento e pápulas e pústulas satélites.
Fatores de risco
Os fatores de risco estão ligados diretamente à incontinência, seja temporária ou definitiva. O público mais acometido são os extremos de idade (público infantil e idosos), pessoas com dificuldades de locomoção e/ou alterações do aparelho digestivo e genitourinário.
Tratamento
O tratamento inclui o manejo da causa da incontinência, podendo ser associado ao uso de dispositivos médicos, como sondas. Deve-se manter a higienização adequada da pele, proteção cutânea e a utilização de produtos absorventes, bem como o uso de agentes protetores da pele ou produtos que inibem diretamente a ação da urease.
O tratamento deve ser assistido por uma equipe multidisciplinar para o melhor direcionamento.


Fontes de apoio:
Kottner, J., Dissemond, J. Incontinence-Associated Dermatitis in Older Adults: A Critical Review of Risk Factors, Prevention and Management. Drugs Aging 42, 745–754, 2025. https://doi.org/10.1007/s40266-025-01227-z

Enfermeira
Mestre em Ciências Fisiológicas com enfoque na Fisiologia da Pele
Redatora Científica do CQC